União de Freguesias do Préstimo e Macieira de Alcôba União de Freguesias do Préstimo e Macieira de Alcôba

Locais a Visitar

Capela Nª Senhora de Fátima

A Torre e Capela de Nª senhora de Fátima situam-se no cimo do Outeiro da Vila , monte sobranceiro á aldeia de Macieira de Alcôba.

A Capela da Senhora de Fátima foi mandada construir pelo Padre José Luís Monteiro , esta devoção á Virgem de Fátima  terá sido influenciada pelo facto do padre José Luís Monteiro e o seu irmão Padre João Luís,   terem sido párocos no concelho de Tomar  á data e nos anos seguintes das aparições da Cova da Iria.

É a primeira capela construída em

Já em 25 de julho de 1928 o Padre José Luís Monteiro dirigiu uma petição ao bispo de Coimbra a solicitar a concessão  ao pior de Macieira  de licença para principiar e benzer a primeira pedra.

O edifício é em granito e tem no seu interior um retábulo em madeira com as imagens da titular e de Nossa Senhora de Lurdes e de S. José.

A imagem da Virgem foi esculpida em madeira nas oficinas de José Ferreira Thedim, em S. Mamede do Coronado, na altura freguesia de S. Tirso e hoje da freguesia da Trofa, pelo mesmo santeiro que esculpido a original de Fátima e sendo desta uma cópia fiel até 1952 altura em que a existente na Cova da Iria sofreu ligeiras alterações .

Para além desta cópia existem apenas mais duas uma em Roma e outra nos Açores.

A torre anexa á capela foi poucos anos depois após a inauguração da capela desta construída pela Junta fe Freguesia com o produto da venda de um terreno baldio situado no Chão do Ribeiro.

Nesta torre existe um relógio, de força constante que dá horas que repete e meias horas com um sistema de corda com energia fornecida por um bloco de granito que desce ao longo da torre.

Este relógio, do principio do sec. XX, obtido por subscrição á comunidade macieirense residente na altura em S. Paulo - Brasil promovida por Abílio Domingues Arede, deu pela primeira vez horas em junho de 1933.







© 2025 União de Freguesias do Préstimo e Macieira de Alcôba. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia